sexta-feira, 4 de abril de 2008

"Receitas" para se livrar do mau olhado


A sabedoria popular é criativa. Com ela surgem os rituais, os amuletos e os objetos poderosos contra a inveja e o azar. Sete ervas, orações, amuletos. Vale tudo para se proteger a atrair a boa sorte. Crendices ou modismo, o fato é que cada pessoa tem a sua receitinha para se proteger e mandar as energias negativas para bem longe.



Use alecrim para defender sua casa, tenha espelhos na entrada da sala para refletir energias negativas, carregue sempre um trevo para dar sorte e faça um pedido ao ver uma estrela-cadente. Não, isso não é um feitiço e você, leitor, algum dia já ouviu algum desses conselhos. E se não fizer mal, qual o problema em tentar?

Quando se fala em afastar o azar e atrair boa sorte, a sabedoria popular ganha espaço com imaginação e criatividade. Objetos ganham poderes mágicos, móveis da casa adquirem nova disposição e rituais são incorporados na rotina das pessoas. Muitas vezes, essas tradições são passadas de pais para filhos, que por sua vez, acrescentam outros detalhes aos rituais.

Para se proteger da inveja, do famoso mau-olhado, da cobiça e de outras energias negativas, algumas pessoas dizem que carregar uma oração de São Bento e uma folha de louro são essenciais. "São Bento é muito poderoso. Ele afasta o diabo três vezes de sua vida, e o louro manda embora os maus presságios."

As ervas sempre tiveram espaço garantido quando se trata de sorte ou azar. Utilizadas para vários fins, a mais conhecida combinação são as sete ervas. Segundo a tradição popular, a comigo-ninguém-pode, o alecrim, a guiné, a arruda, a cinerária-marítima, a pimenta, e a espada-de-são-jorge devem ser colocadas na entrada principal da casa. Os benefícios são muitos. Segundo as benzedeiras elas trazem alegria, proteção, transformam o ambiente, limpam a raiva e destroem os feitiços.

Mas, a proteção não vem apenas da natureza. Objetos pessoais e de decoração também auxiliam no combate ao mau-olhado. Orações e das imagens sagradas. "Use sempre um escapulário. Nele contém o coração de Jesus e o amparo de Nossa Senhora do Carmo.

Outro recurso, que até virou moda, são os amuletos da sorte. Casas de bijuterias e acessórios passaram a vender pingentes de pé-de-coelho, pimenta, pirâmide, elefante, estrela, Buda, trevo e crucifixo. Desta maneira, o consumidor pode personalizar o amuleto.

Mas as pessoas não desejam apenas afastar o famoso "olho-gordo". Elas também querem sorte seja no amor, na felicidade e nos negócios. E quem não quer? Amuletos, talismãs, orações e rituais são igualmente utilizados para alcançar o êxito na vida.

Diz a tradição que, achar dinheiro na rua é sinal de muita sorte, assim como encontrar uma joaninha caminhando pela mão ou ver uma estrela-cadente. Se isso acontecer, faça pedidos!
A lagartixa significa que a sorte "grudou" em sua casa e o grilo "canta" a sorte para quem o ouve.

A bem-aventurança também pode vir da cozinha. Os alimentos auxiliam em rituais e dão sinais de prosperidade. O pão, além de trazer abundância, também traz o amor. "A canela é boa para acalmar o ambiente e atrair o dinheiro".

O alho, a casca de laranja e a pimenta também interagem diretamente contra os maus sentimentos. O primeiro afasta o inimigo, a casca de laranja, quando queimada, purifica o ambiente e, a pimenta, age sobre a inveja. Os alimentos têm força contra o mal. "Assim como eles nos dão saúde, eles nos curam a alma".

Um comentário: