sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ametista

















O nome vem dos gregos que a chamavam de AMETHYSTOS, que significava "Contra a embriaguês".
A Ametista é uma variedade violácea de quartzo.

Conta uma lenda... que Bacchus, o Deus do vinho, descontente com o seu povo, decretou que a primeira pessoa que se cruzasse no seu caminho seria devorada pelos seus tigres. Porém, foi uma bela serva do Templo de Diana, de nome “Ametista”, que teve a infelicidade de se cruzar com este Deus. Contudo, perante as feras, invocou a protecção dos deuses e foi poupada a tal destino, tendo sido transformada numa pedra pura e branca. Bacchus ao saber do milagre arrependeu-se e derramou sobre a pedra sumo de uva, conferindo-lhe o bonito tom violáceo que encanta todos os que a olham.

Tradicionalmente era recomendada para a cura do alcoolismo. Diziam que o seu uso tinha um efeito poderoso naqueles que usavam muito frequentemente o "copo".
Essa ideia da sobriedade nos tempos antigos, tinha uma base simples: servia-se vinho em xícaras de Ametista talhada. A cor púrpura reforçava naturalmente, a cor do vinho, permitindo que os servos o aguassem ou mesmo servissem água pura aos bêbados,pois eles com a suas embriagues nada se apercebiam.
Ajuda para a sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correcção, consciência da divindade, harmonia, sono, consciência, tolerância. Pâncreas, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário