domingo, 24 de maio de 2009

ESTRELA DE 5 PONTAS


















Simboliza o Homem Integral (de braços e pernas abetos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência. Simboliza evolução. É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.



Um pentagrama (do grego antigo πεντάγραμμος) é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas. Na língua portuguesa, pentagrama significa uma palavra com cinco letras. Também é, em música, as cinco linhas paralelas que compõem a partitura.



O pentagrama está entre os principais e mais conhecidos símbolos de proteção.
Os primeiros cristãos tinham o pentagrama como um símbolo das cinco chagas de Cristo. Desse modo, visto como uma representação do misticismo religioso e do trabalho do Criador. Também era usado como símbolo da comemoração anual da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.

Também é encontrado na cultura chinesa representando o ciclo da destruição, que é a base filosófica de sua medicina tradicional.


Na Maçonaria, o Laço Infinito (como também era conhecido o pentagrama, por ser traçado com uma mesma linha) era o emblema da virtude e do dever. O homem microcósmico era associado ao Pentalpha (a estrela de cinco pontas), sendo o símbolo entrelaçado ao trono do mestre da Loja.

16 comentários:

  1. gostei
    ja que eu tenho um pentagrama tatuado no braço

    ResponderExcluir
  2. Isso é bom, pois tenho uma estrela de cinco pontas no pulso, pois já me disseram que é sinal da besta isso é verdade, se alguem tiver algum comentária a respeito me digam.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. bom, as linhas da minha mão direita formam um pentagrama... alguém sabe o que isso significa???

    ResponderExcluir
  4. seiiiiiiii la ganheiii um pentagrama de uma amiga ... depois disoo parece q nada me atinge , eu tinha varias pessoas q faziam trabalhos, macumba pra mim foi como se eu tivesse ganhado um escudo de ouro , nada me atinge mais ...

    ResponderExcluir
  5. quero fazer uma tatoo no braço com simbolo da estrela de cinco pontas + gostaria de saber = o significado

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma estrela de 5 pontas no ombro,
    pelo que pesquisei ela representa espiritualidade e proteção e principalmente equilibrio (nada ligado a uma religião propriamente dita), são os 4 elementos (terra, fogo, ar e água) unidos pelo espirito, todos em mesma proporção. Para mim tem um significado especial pois simboliza as 5 pessoas da minha família. E é claro q ja ouvi comentários de "é o simbolo da besta", mas eu não acredito nessas coisas... As pessoas inventam muito, e conseguem ver maldade em qualquer lugar, por isso não me incomodo com elas. Para mim vai significar sempre: Equilibrio e Famila.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o Pentagrama é um simbolo de sorte, de proteção, que relaciona tbm os 4 elemenos unidos pelo espirito, a algumas relações com religião, mas por mim, representa um amuleto de sorte.

    O que falam sobre o " simbolo da besta ", isso realmente confere, só que não é esse pentagrama, e sim o pentagrama invertido, ou seja, as 2 pontas da estrela para cima, e a ponta de cima virada para baixo. Esse é o simbolo dos pagãos.

    Mas o pentagrama normal, como esse ai representa algo bom.

    ResponderExcluir
  8. acho que não é apenas um símbolo aderido para dar sorte para as pessoas...
    Temos que ser conscientes de que muitos símbolos, tem seu significado, e muitas vezes não sabemos aquilo que estamos unsando... o pentragrama para mim tem um significado muito misterioso.!
    ainda vou descobrir muito a respeito deste símbolo,.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho q antes de se usar um simbolo deve saber certo o significado...
    Tenho uma estrela de Davi...de seis pontas, muitas pessoas criticam.
    Mas pelo q pesquisei há uma diferença da estrela de Davi e a usada em macumbaria...coisas do tipo.
    E tenho mais duas estrelas de cinco pontas...mas para mim é uma estrela como qualquer outra...é uma estrela apenas...cada um ache o que quizer,,,, estou usando!!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho 4 estrelas de de 5 pontas tatuadas no corpo, fiz inicialmente sem procurar o significado. Sempre gostei das estrelas, de admirá-las, de passar horas olhando para o céu só para vê-las aparecer, acho que são os enfeites douniverso, e por gostar tanto delas resolvi tatuá-las, mas com certeza os significados "bons" que encontrei farão delas mais especiais ainda pra mim.

    Abç.

    ResponderExcluir
  11. O Pentagrama é um poderoso símbolo de proteção contra energias negativas;
    O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses.
    Cada uma das pontas possui um significado particular ;
    Suas cinco pontas representam um dos cinco elementos da natureza ( Fogo, Ar, Água e Terra) e o unificador elemento do Espírito.

    ResponderExcluir
  12. O Pentagrama é um poderoso símbolo de proteção contra energias negativas;
    O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses.
    Cada uma das pontas possui um significado particular ;
    Suas cinco pontas representam um dos cinco elementos da natureza ( Fogo, Ar, Água e Terra) e o unificador elemento do Espírito.

    ResponderExcluir
  13. eu amei, ando sonhando muito com esse pentagrama .quando menos espero ele aparece em meus pensamentos.
    tenho que adquiri-lo URGENTE!

    ResponderExcluir
  14. Também significa proteção contra as forças do mal. As feiticeiras desenhavam no chão, em torno de si, círculos que não tinham saída, daí vem as linhas do pentagrama, traçadas de forma que; quem entra não sai; ou seja, o mal não pode entrar! representando proteção infinita a quem usa

    ResponderExcluir
  15. Para as feiticeiras da Idade Média, representava também um círculo de proteção e poder, onde ninguém podia entrar. è como se fosse um círculo traçado no chão, depois que as pontas se fecham nenhum mal acontece à pessoa que está dentro do círculo, assim funciona com o pentagrama, suas linhas retas não têm saída, protege quem os usa!

    ResponderExcluir
  16. Gostei da explicações,pois li muito a respeito disso e cheguei a seguinte conclusão: Quem usa com a ponta pra cima recebe a proteção divina do universo que os cercam. Agora, quem usa a ponta para baixo invertido também recebe proteção mas só que do Cramunhão . Percebi que depois de usar esse pentagrama, as pessoas do meu trabalho que antes não falavam comigo agora estão me tratando bem sem eu fazer nada; E aqueles que me tratavam mal, agora estão me tratando bem e até me puxando o saco. Esse pentagrama é tudo de bom cara,eu recomendo.

    ResponderExcluir